Dinâmica
Os corpos A e B têm massas 3m e 2m, o peso C pendurado na corda (considerada sem massa e inextensível) tem massa m. Supondo que A e B deslizem sem atrito sobre o plano horizontal, a massa da roldana é desprezível e a aceleração da gravidade é g. Calcular as intensidades:
Solução 56 KB PDFa) Da aceleração do corpo C; b) Da reação de B sobre A. |
Na figura ao lado, a mola é ideal; a situação (a) é de equilíbrio estável do sistema massa-mola e a situação (b) é a da mola em repouso. Abandonando-se o bloco M como indica a situação (b); determinar:
Solução por dinâmica 61 KB PDFa) a constante elástica da mola; b) a velocidade máxima atingida pelo bloco M. Solução por energia 69 KB PDF |
Uma caixa de forma retangular de massa M esta sobre uma superfície horizontal. O coeficiente de atrito cinético e μ Aplica-se uma força fazendo um ângulo α com a horizontal.
| |
a) Para qual valor do ângulo α a aceleração da caixa é máxima? b) Para quais valores de α a caixa permanece parada? Solução 80 KB PDF |
Um carro (considerado ponto material) de massa m descreve uma pista circular de raio R. O coeficiente de atrito de escorregamento é μ entre pista e veículo. Adote g para o valor da aceleração da gravidade local. Determine a velocidade máxima que o carro poderá ter na curva, sem derrapar.
Solução 49 KB PDF |
O sistema esquematizado compõe-se de um elevador de massa M e um homem de massa m. O elevador está suspenso por uma corda que passa por uma polia fixa e vem às mãos do operador; a corda e a roldana são supostas ideais. O operador puxa a corda e sobe com aceleração constante a, juntamente com o elevador. São supostos conhecidos M, m, a e g. Determine a força que a plataforma exerce no operador.
Solução 47 KB PDF |
Uma máquina de Atwood é disposta de tal maneira que as massas móveisM1 e M2 ao invés de se moverem verticalmente, são obrigadas a deslizar sem atrito sobre dois planos inclinados de 30° e 60° em relação a horizontal. Supõe-se que os fios que sustentam as massas M1 e M2 são paralelos as retas de maior declive desses planos. Determinar:
Solução 78 KB PDFa) A relação entre M1 e M2 para que o sistema permaneça em equilíbrio; b) Calcular a aceleração do movimento e a tensão no fio quando as massas são iguais, cada uma, a 5 kg. Dada a aceleração da gravidade igual a 9,81 m/s2. |
É dado um plano áspero inclinado de 45° em relação ao horizonte, do qual AB é uma reta de maior declive. Um corpo é atirado no sentido ascendente, entra em repouso em B retornando ao ponto A. Admitindo-se que o coeficiente de atrito entre o móvel e o plano seja determinar a relação entre o intervalo de tempo empregado pelo corpo para ir de A até B e no retorno de B até A.
Solução 83 KB PDF |
Uma pequena esfera de massa m é introduzida num recipiente cuja superfície interna é um hemisfério de raio R. Imprime-se ao recipiente em questão uma rotação em torno do eixo vertical com velocidade angular ω Determinar:
Solução 65 KB PDFa) A intensidade da força que a esfera faz contra a parede; b) O raio da circunferência descrita pela esfera quando em equilíbrio em relação ao recipiente. |
Um carro percorre uma pista curva de raio R e inclinação θ qual será a velocidade máxima que o carro pode ter para fazer a curva independente do atrito.
Solução 239 KB PDF |
Um cilindro possui o eixo principal vertical e raio R, girando no interior do cilindro, num plano horizontal, há uma pequena esfera. Sabendo-se que o coeficiente de atrito entre a esfera e a parede do cilindro é μ e a aceleração local da gravidade é g, calcule a menor velocidade tangencial da partícula para que ela faça a curva sem cair.
Solução 50 KB PDF |
Três corpos, A, B, e C estão suspensos, por fios ideais, como representado na figura. O corpo B está suspenso simultaneamente por dois fios, um ligado a A e outro a C. Determinar
Solução 79 KB PDFa) A aceleração e o sentido do movimento, se todas massa são iguais a m; b) A aceleração e o sentido do movimento, se as massas A e C são iguais a m e a massa B igual a 3m; c) Se as massas A e C são iguais a m, qual deve ser o valor da massa B para que o movimento se dê para cima com aceleração igual a 0,5g. |
Um corpo de massa 12 kg está suspenso por um sistema de polias e fios, como mostrado na figura, um homem puxa o fio com uma força de 18 N. Supondo que estes elementos são ideais, i.e., as polias não tem peso e não há atrito entre as polias e os fios e estes são inextensíveis e sem peso. Pergunta-se: o corpo irá subir ou descer e com qual aceleração. Adote para a aceleração da gravidade g=10 m/s2 .
Observação: i.e. é abreviação da expressão em latim istum est, que significa isto é.Solução 67 KB PDF Sugestão: comparar com exercício semelhante de estática. |
Comentários
Postar um comentário