Entendendo um pouco a Teoria da Relatividade


Resultado de imagem para einstein wallpaper


Imagine o tempo como algo Físico, que possamos tê-lo como uma dimensão, onde um corpo mesmo que parado esteja em movimento na dimensão do tempo. Um pouco confuso não é mesmo?
Essa ideia de tempo como dimensão foi proposta pelo grande Albert Einstein, que em sua teoria propôs que o tempo e espaço são relativos e consequentemente estão entrelaçados.

Já teve a sensação de algumas situações o tempo ser curto ou muito longo ? Bom isso não se trata de uma sensação, trata-se da relação do tempo e o espaço . Einstein afirmou que de fato o tempo pode passar mais rápido para alguns e mais lento para outros, ou seja, se você estiver andando as horas passaram mais lento para você do que para alguém que esteja parado. Lógico, como a velocidade do movimento é muito pequena então a  diferença da passagem do tempo não é perceptível. Entretanto se passássemos um ano em uma nave que se desloca a 1,07 bilhão de km/h e depois retornasse a Terra, as pessoas que ficariam por aqui estariam 10 anos mais velhas. Quando as pessoas estavam praticamente parada em relação a nave o tempo passou 10 vezes mais rápido. 

Resultado de imagem para gif contração do espaçoDesta forma o tempo deixa de ser um  valor universal para ser um valor relativo ao ponte de vista de cada um, por isso o nome "Teoria da Relatividade".

De acordo com os estudos de Einstein o tempo vai passando cada vez mais devagar até que se atinja a velocidade da luz (1 079 252 849 km/h). Nessa velocidade o tempo deixa de passar,  é como se a velocidade do espaço, aquela da nave, retirasse toda velocidade possível do tempo, ou seja, para quem está parado a velocidade está toda concentrada na dimensão do tempo.


Em 1905 Einstein conclui que a matéria e energia estavam tão entrelaçados quanto espaço e tempo .

Assim surge a equação :

Que revela que uma migalha de matéria pode gerar uma quantidade absurda de energia , exemplo disso são as bombas atômicas.

Em 1916 Einstein examinou a influência do espaço e do tempo na atração entre os corpos e redefiniu a gravidade. Até então, a inquestionável física clássica de Isaac Newton (1642-1727) considerava apenas a ação das massas dos corpos. Sua Teoria da Relatividade, definida em uma frase dele mesmo, nos deixou mais próximos de “entender a mente de Deus”. Ele mostrou que espaço, tempo, massa e gravidade estão intimamente ligados.

Segundo Einstein, tudo no Universo se move a uma velocidade distribuída entre as dimensões de tempo e espaço. Para um corpo parado, o tempo corre com velocidade máxima. Mas quando o corpo começa a se movimentar e ganha velocidade na dimensão do espaço, a velocidade do tempo diminui para ele, passando mais devagar. A 180 km/h, 30 segundos passam em 29,99999999999952 segundos. A 1,08 bilhão de km/h (a velocidade da luz), o tempo simplesmente não passa.

Uma consequência dessa alteração da velocidade do tempo é a contração no comprimento dos corpos. Segundo a Teoria da Relatividade Especial – a primeira parte da teoria de Einstein, elaborada em 1905 -, quanto mais veloz alguma coisa está, mais curta ela fica. Por exemplo: quem visse um carro se mover a 98% da velocidade da luz o enxergaria 80% mais curto do que se o observasse parado.

Na chamada Teoria Geral da Relatividade (a segunda parte do estudo, publicada em 1916), Einstein usou a constatação anterior para redefinir a gravidade. Isso pode ser demonstrado com um exemplo simples: em alguns tipos de brinquedo comum em parques de diversões, a rotação da máquina mantém as pessoas grudadas na parede pela força centrífuga, como se houvesse uma “gravidade artificial”.

Imagem relacionadaA gravidade real também funciona assim. O Sol curva tanto o espaço ao seu redor que mantém a Terra em sua órbita – como se ela estivesse “grudada na parede”, lembrando o exemplo do brinquedo. Já a força que prende as pessoas ao chão é a curvatura criada pela Terra no espaço ao seu redor. Einstein também descobriu que, quanto maior a gravidade, mais lento é o ritmo da passagem do tempo. Por isso, ele chamou essa força de “curvatura no tecido espaço-tempo”.
Einstein percebeu se a gravidade causa aceleração, e a aceleração distorce o tempo, então a gravidade também deve distorcer o tempo;

GRAVIDADE = ACELERAÇÃO
ACELERAÇÃO = DILATAÇÃO TEMPORAL
GRAVIDADE = DILATAÇÃO TEMPORAL

Einstein gostava de pensar no tempo e espaço como uma unica entidade que compunha a nossa realidade, ele a chamou de Espaço-tempo. Desta forma ele concluiu que um objeto que possui massa distorce o espaço-tempo, e é essa distorção que causa a gravidade.
No centro de um buraco negro, em sua singularidade, a distorção no espaço-tempo é considerável infinita, por isso o tempo para completamente nessa região.

Podemos agora entender o quão complexo é o universo, tantas conclusões de espaço, tempo e a própria natureza da realidade, vieram de simples observações em nosso cotidiano, isso nos mostra que o Universo é muito mais exótico e fascinante do que pensamos. Com a relatividade podemos ver a vida de outro ângulo. Quando você, durante uma noite serena, observar as estrelas que deslumbram a paisagem, estará vendo um local em que o tempo passa mais lentamente, a luz é curvada e o próprio tecido que compõe a realidade é distorcido, mas é claro, estará apreciando a beleza e o fascinante e enigmático Universo.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#15 - Força Centrípeta

#05 - Dinâmica

#13 - Movimento Circular Uniforme (MCU)

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Subscreva e receba minhas atualizações por e-mail:

Delivered by FeedBurner